Mão Santa vai fazer lista de obras federais inacabadas

Da Redação | 26/03/2007, 19h21

O senador Mão Santa (PMDB-PI) anunciou nesta segunda-feira (26) que vai elaborar e apresentar ao Senado, após a Semana Santa, um levantamento das principais obras federais paralisadas em cada estado. Com o auxílio do senador Mário Couto (PSDB-PA), o peemedebista espera catalogar três obras inacabadas por estado, o que totalizaria 81 empreendimentos. Mão Santa justifica esse empenho argumentando que a missão dos oposicionistas é reivindicar e fiscalizar as ações do governo.

No Piauí, o parlamentar citou como exemplos de obras abandonadas o porto marítimo de Luís Correia, a estrada de ferro Parnaíba-Luís Correia e a eclusa da hidrelétrica de Boa Esperança. A reconstrução da ferrovia deveria ocorrer no prazo de 60 dias, como teria anunciado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita ao Piauí na campanha eleitoral de 2006. Em relação à eclusa, Mão Santa pede sua inclusão - bem como das outras obras e da hidrovia no rio Boa Esperança - no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Para a conclusão do porto, faltariam US$ 10 milhões.

- Que país é este? Como se pode condenar essa violência? Tem violência maior do que a mentira? Mentir é roubar a verdade, é roubar a crença no próximo - declarou.

Em aparte, Mário Couto citou como obras federais inacabadas no Pará as eclusas da hidrelétrica de Tucuruí e as rodovias Transamazônica e Santarém/Cuiabá. Mão Santa chegou a sugerir a criação de uma nova comissão de senadores para percorrer o país, como já foi feito no passado, em busca de obras federais paralisadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: