Petrobras investirá maior volume de recursos do PAC em petróleo e gás natural

Da Redação | 22/03/2007, 15h10

O presidente da Petrobras, José Gabrielli informou, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (22), na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinou R$ 171,7 bilhões para investimentos da Petrobras, sendo que o maior volume de recursos (58,2%) irá para as áreas de petróleo e gás natural. A empresa, explicou Gabrielli,, pretende realizar investimentos, até o ano de 2010, em subprogramas relacionados à exploração, produção e refino de petróleo, transporte, petroquímica, gás natural e energias elétrica e renováveis.

Gabrielli informou também que a meta de produção de petróleo e gás da Petrobras é de 70 milhões de metros cúbicos até o final de 2010. Ele ressaltou que a Região Sudeste receberá a maior parte dos investimentos da estatal - cerca de 74%. Nessa região, explicou, se localizam as maiores reservas de petróleo brasileiras. No Nordeste, disse, serão investidos cerca de 16% do total de recursos.

Poderão acontecer dificuldades de implementação dos projetos da Petrobras com os recursos do PAC, observou Gabrielli, em razão de problemas com licenciamento ambiental e com a diferença entre a demanda do consumo de petróleo e o progresso industrial para o fornecimento do produto. A deficiência de mão-de-obra especializada, salientou o presidente, também pode ser uma das dificuldades que a Petrobras terá que enfrentar durante a implantação de seus projetos. A fim de minimizar esse problema, disse, a empresa deve implantar programas de capacitação profissional para formar pessoas competentes para atender toda a cadeia de produção.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: