Expedito Júnior defende fundo emergencial para segurança nas fronteiras

Da Redação | 22/03/2007, 17h03

O senador Expedito Júnior (PR-RO) apresentou, nesta quinta-feira (22), proposta de emenda à Constituição (PEC) para criação do Fundo Emergencial Temporário para Segurança nas Fronteiras. Caso seja aprovado, o fundo deverá vigorar até o ano de 2020 e ter orçamento anual de, no mínimo, R$ 2 bilhões.

- Esses recursos extraordinários serão usados em cooperação entre estados e governo federal em ações de vigilância e segurança nas fronteiras - explicou.

Pela PEC, os estados fronteiriços terão o acesso a esses recursos condicionado à celebração de convênio com a União em programas ou projetos para fortalecer a segurança e o policiamento na área. O parlamentar aponta a frágil vigilância nos 15.719 quilômetros de fronteiras terrestres do país, principalmente na região amazônica, situação que as torna vulneráveis ao contrabando de drogas e armas.

Como o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) apresentou proposta semelhante, Expedito solicitou a tramitação conjunta das matérias. O senador por Rondônia também solicitou a transcrição de entrevista do ex-senador Sérgio Cabral ao jornal Tribuna da Imprensa, onde aponta a região de fronteira como rota de traficantes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: