Delcídio alerta para desafios futuros na área do meio ambiente

Da Redação | 22/03/2007, 16h53

 O senador Delcídio Amaral (PT-MS) fez um alerta nesta quinta-feira (22) para os desafios futuros na área do meio ambiente, especialmente em relação à disponibilidade mundial de água potável. Dentre os desafios, o senador citou a necessidade de projetos de desenvolvimento comprometidos com a preservação de regiões como o Pantanal e a Amazônia.

- Quem tiver água nesse milênio tem futuro - afirmou.

Delcídio lembrou que apenas 0,07% da água do mundo é potável e que, desse total, 30% estão no Brasil. Ele assinalou que, além da escassez de água, a humanidade ainda convive com outros problemas graves, como a contaminação de alimentos. O senador revelou que o uso de fertilizantes e de pesticidas cresceu mais de 350% entre 1961 e 2002, fazendo com que uma maçã possa conter resíduos de até 26 tipos de agrotóxicos.

O aquecimento global é outro desafio apontado pelo senador. Delcídio disse que o aumento de temperatura, entre 2ºC e 5ºC, e do nível dos oceanos já está produzindo efeitos inesperados, como o surgimento da malária aos 2.300 metros de altitude na Colômbia. Além disso, 16 mil espécies da fauna entraram na lista de ameaçadas de extinção.

- O Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis]precisa ser melhor estruturado para enfrentar os novos desafios ambientais. É preciso regulamentar o licenciamento ambiental para sabermos com clarezao que cabe aos municípios, o que cabe aos estados e o que cabe à União. Precisamos utilizar instrumentos de desenvolvimento limpo, cidades ecologicamente corretas, utilizando energia solar e transporte urbano elétrico. Precisamos reduzir hábitos desnecessários de consumo e racionalizar o uso de combustíveis- observou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: