Acre poderá ter novo fuso horário

Da Redação | 22/03/2007, 15h24

A diferença entre o horário oficial de Brasília e o horário do Acre e do oeste do Amazonas deverá cair de duas horas para apenas uma. A mudança consta do Projeto de Lei 305/06, de autoria do senador Tião Viana (PT-AC), que foi aprovado nesta quinta-feira (22), em decisão terminativa, pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

A proposta, que teve como relatora a senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE), modifica a atual legislação que regulamenta a hora legal no país, datada de 1913. Por meio do projeto, extingue-se um dos quatro fusos horários em que se divide o Brasil. Com isso, o Acre e a porção oeste do Amazonas passam a fazer parte do fuso hora de Greenwich "menos quatro horas", onde já se encontra, por exemplo, a cidade de Manaus.

Segundo a relatora, o atual fuso horário do Acre e do oeste do Amazonas tem prejudicado a integração da região com o restante do país. A seu ver, a mudança no fuso facilitará as comunicações e o transporte aéreo para aquela região, permitindo "participação mais efetiva na vida econômica, política e cultural do país".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: