Valter Pereira lembra Dia da Água e alerta para escassez futura

Da Redação | 21/03/2007, 21h36

O senador Valter Pereira (PMDB-MS) lembrou que nesta quinta-feira (22) é comemorado o Dia da Água. Ele assinalou que há poucos anos a humanidade atentou para a escassez de água doce no planeta e para o seu valor, o que levou à previsão de que no futuro os conflitos serão em torno desse recurso natural.

O aquecimento global, assinalou o senador, está agravando o quadro de escassez com a crescente evaporação dos depósitos de água doce. O Brasil, disse o senador, compartilha com outros países as duas maiores bacias hidrográficas do mundo, a amazônica e a do Prata, mas apresenta também áreas desérticas.

- Nosso padrão de desenvolvimento econômico caótico e desordenado, nos torna desperdiçadores desse valioso produto. A poluição e o assoreamento são um crime tanto contra o meio ambiente quanto contra o nosso futuro - afirmou.

Valter Pereira disse que o homem precisa ser responsável no uso da água ou antecipará o fim de sua existência no planeta. Ele alertou para a degradação ambiental gerada pela expansão econômica vertiginosa e citou o caso do Rio Taquari, no Mato Grosso do Sul, que já foi um paraíso da pesca com produção de 600 toneladas/ano de pescado, e hoje está quase totalmente assoreado.

O senador Sibá Machado (PT-AC) disse, em aparte, que o Brasil tem grande capacidade hídrica, mas faz um mau uso dela. Ele lamentou que as bacias sejam usadas como depósito de lixo, tornando a água inutilizável para consumo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: