Romário diz que a filha Yvy mudou sua vida

Da Redação | 21/03/2007, 17h44

Dezenas de parlamentares, assessores, funcionários das duas Casas do Congresso, profissionais da imprensa, torcedores e fãs fizeram marcação cerrada durante as quase duas horas que Romário permaneceu no Senado na tarde desta quarta-feira (21). No lançamento da campanha "Aprendendo com as Diferenças", que marca o Dia Mundial da Síndrome de Down, o atacante do Vasco da Gama contou como o nascimento da sua filha, Yvy, hoje com dois anos, provocou mudanças na sua vida.

- O dia de hoje tem que marcar a história do país. Está na hora de o brasileiro em geral parar de falar e ter um pouco de atitude em relação a tudo de ruim que acontece na vida. Será que os portadores de Down são diferentes ou [diferentes] somos nós, que provocamos tanta guerra e violência? Essas crianças vivem em um mundo de amor e alegria que, infelizmente, ainda não estamos preparados para acompanhar - afirmou Romário.

Várias personalidades do esporte e do mundo cultural prestigiaram não somente o lançamento da campanha, mas também a audiência pública conjunta promovida pelas Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) que discutiu a importância da mídia na inclusão social de deficientes. O ator Marcos Frota aplaudiu a iniciativa do Senado e opinou que o evento é importante para ampliar a conscientização sobre o assunto e despertar o sentimento de cidadania da população.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, homenageou a TV Globo por ter incluído nas novelas Páginas da Vida e América, personagens que ajudaram o brasileiro a entender melhor as dificuldades que as pessoas com necessidades especiais enfrentam. Ele também destacou o trabalho da coordenadora da ONG Meta Social, Helena Werneck, que atua na defesa das pessoas portadoras de deficiência. Renan fez menção especial a outras duas crianças que participaram da solenidade: Paula, que dançou tango na novela América e Joana, que viveu o papel de Clarinha, de Páginas da Vida.

- Tenho também que homenagear gente corajosa, de fibra, como o jogador Romário, que, com sua filhinha Ivy, entrou na briga por um mundo mais justo, mais humano, mais igual. Aliás, acho que esse foi o gol mais bonito de Romário: o gol contra o preconceito e a hipocrisia - elogiou Renan Calheiros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: