Magno Malta defende orçamento conjunto de estados para proteção de fronteiras

Da Redação | 21/03/2007, 19h38

O senador Magno Malta (PR-ES) anunciou nesta quarta-feira (21) que enviará proposta a governadores de estados que têm fronteiras com outros países, como Mato Grosso do Sul, no sentido de montarem um orçamento conjunto para manutenção de uma guarda nacional nessa região. Na sua opinião, o investimento no controle das fronteiras é menor e mais útil que o gasto em uma operação policial para reprimir o tráfico de drogas e armas em centros urbanos do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Espírito Santo.

- Temos que discutir a segurança nacional nas fronteiras do país, que estão abertas. As Forças Armadas também têm que participar desse patrulhamento - afirmou.

Magno Malta também pediu a transcrição nos Anais do Senado de entrevista concedida pelo presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, onde teria afirmado que o combate ao tráfico de drogas sem a participação do exército é débil e conclamado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a trazer essa questão para si.

Na ocasião, Magno Malta comentou a visita oficial que fará à Colômbia, no próximo dia 10 de abril, onde deverá conhecer estratégia de combate ao narcotráfico baseada em ações sociais em bolsões de pobreza do país.

Em aparte, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) disse ter elaborado projeto de lei para estabelecer uma política efetiva de fronteira no Brasil, cobrindo de Roraima até o Rio Grande do Sul.

Magno Malta também pediu a inclusão de obras no Porto de Barra do Riacho (ES) no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); o resgate de dispositivo previsto na Lei nº 6.368/76, revogada pela Lei nº 11.343/06, que estabelecia a inclusão de ensino sobre substâncias entorpecentes no currículo das escolas públicas; e o cumprimento de acordo salarial entre o governo e a Polícia Federal, com o fim de evitar possível greve.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: