Flávio Arns destaca importância dos meio de comunicação no combate ao preconceito contra pessoas com deficiência

Da Redação | 21/03/2007, 19h52

Durante a solenidade de lançamento da campanha "Aprendendo com as Diferenças", que marcou o Dia Mundial da Síndrome de Down, nesta quarta-feira (21), o senador Flávio Arns (PT-PR) ressaltou o relevante papel a ser desempenhado pelos meios de comunicação na luta pela eliminação de preconceitos contra pessoas com deficiência.

Em reunião conjunta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH)para discussão da importância da mídia na inclusão social de portadores de síndrome de Down, Flávio Arns elogiou a telenovela da TV Globo, Páginas da Vida. Em sua opinião a novela ajudou os brasileiros a conhecerem melhor a síndrome de Downe, por isso, a respeitarem seus portadores.

- Uma novela que faça esse trabalho de sensibilização e conscientização é realmente um esforço que equivale a mil campanhas que possamos fazer- elogiou.

Eduardo Azeredo (PSDB-MG), também presente à audiência, se referiu ao importante trabalho de aperfeiçoamento da legislação pertinente às pessoas com deficiência que vem sendo desenvolvido pelo Senado Federal.

Rosalba Ciarlini (PFL-RN)destacou a necessidade de união de todos os setores da sociedade para assegurar os direitos das pessoas com deficiência.

Participaram da audiência pública, entre outros, os atores Marcos Caruso e Marcos Frota, que participaram da novela Páginas da Vida, a jornalista do Correio Braziliense Jane Godoy, além de pessoas portadoras da síndrome e seus familiares.

Marcos Caruso, após relatar a oportunidade que teve durante a novela de conhecer melhor o problema dasíndrome de Down, convidou a todos a se despirem de preconceitos sobre o tema. Jane Godoy sugeriu ao Senado a criação de lei exigindo que empresas de transporte coletivo patrocinem cursos para seus motoristas a fim de que estes tratem com mais respeito idosos e pessoas com deficiência.

O presidente Paulo Paim (PT-RS), presidente da CDH, destacou o trabalho de Flávio Arns na luta pela inclusão social de portadores da síndrome de Down.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: