Renan participa de posse de ministros no Palácio do Planalto

Da Redação | 16/03/2007, 18h56

O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, e o senador José Sarney (PMDB-AP) participaram na manhã desta sexta-feira (16), no Palácio do Planalto, da solenidade de posse dos novos ministros da Saúde, José Gomes Temporão, da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e da Justiça, Tarso Genro. No discurso que fez na ocasião, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que inaugurava ali um novo jeito de fazer política, mencionando a coalizão a que se propôs neste segundo mandato.

Lula referiu-se a Geddel Vieira Lima, que assumia a pasta da Integração Nacional, como o exemplo mais forte dessa coalizão, "da qual fazem parte muitos partidos".

O presidente da República afirmou ainda que os técnicos qualificados que integram o serviço público "são uns heróis", porque seriam muito mais bem remunerados se estivessem na iniciativa privada.

- Vocês vão ver que o trabalho aqui é mais difícil, e o salário é muito baixo - afirmou, provocando risadas da platéia.

Ao lamentar as críticas lançadas contra a remuneração do funcionalismo, o presidente Lula disse que a iniciativa privada é capaz de tirar do poder público um técnico que ganha R$ 7 mil e passar a pagar-lhe um salário de R$ 70 mil. E gracejou: "ou seja, lá eles podem ganhar bem, aqui eles não podem".

Ao final, referindo-se à sua profissão, o presidente disse que não pode se queixar da remuneração recebida como chefe do poder Executivo.

- Eu sou o único que não pode reclamar do meu salário de oito mil reais porque não tem nenhum torneiro mecânico no país ganhando oito mil reais - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: