Programa da TV Senado está entre finalistas em prêmio de jornalismo ambiental

Da Redação | 16/03/2007, 18h07

O programa Repórter Senado, da TV Senado, está entre os finalistas da 5ª Edição do Prêmio Docol/Ministério do Meio Ambiente de Jornalismo, pela reportagem Desafio da Água. Veiculada em setembro de 2006, foi considerada um dos melhores trabalhos jornalísticos do ano sobre o tema por jornalistas e especialistas ligados a proteção e preservação do meio ambiente. A premiação ocorrerá no próximo dia 27, na Associação Empresarial de Joinville (SC), quando serão conhecidos os ganhadores do prêmio.

A comissão julgadora analisou 189 reportagens sobre a escassez de água potável no mundo e selecionou as melhores nas categorias jornal, revista, televisão, rádio e destaque acadêmico.

A reportagem revela como e por que um país de recursos hídricos tão abundantes tem que mudar de atitude nas formas de utilização da água. A equipe do programa percorreu todas as regiões do país para mostrar como o nosso mais precioso recurso natural está sendo ameaçado. O Brasil detém cerca de 13% do total de água doce do mundo, porém rios e fontes estão sendo poluídos ou esgotados. O programa mostraainda os contrastes entre a Amazônia e o agreste nordestino, o desperdício nas grandes cidades e as alternativas para o futuro.

O Desafio da Água será reprisado no sábado (24), às 16h e 21h30m e no domingo (25), às 22h. Direção e edição são de Paulo Figueiredo; a reportagem é de Gustavo Portal; a produção, de Márcia Torres; a fotografia, de Tony Brown; a assistência, de Carlos Eduardo; e a edição e a finalização de imagens, de Cláudio Lisboa.

Prêmio Docol

O Prêmio Docol tem por objetivo chamar a atenção para o problema da escassez de água potável no mundo. Criado em 1999, destina-se também a alertar sobre comportamentos e situações do uso indevido da água, bem como destacar a importância da disponibilidade de água tratada para a promoção da saúde e da higiene, alertar sobre comportamentos e situações de seu uso indevido, mostrando ações voltadas para evitar o desperdício da água por meio da educação e da conscientização. O evento distribui R$ 45,5 mil em prêmios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: