TV Senado inaugura canal aberto em Recife, Manaus e João Pessoa

Da Redação | 14/03/2007, 15h21

 Com a presença do ministro das Comunicações, Hélio Costa, do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do 1º secretário, Efraim Morais, foram inaugurados nesta quarta-feira (14), em solenidade no Salão Nobre, três novos canais abertos da TV Senado - em João Pessoa (Canal 40), Recife (Canal 55) e Manaus (Canal 57). Em Salvador, a transmissão em sinal aberto da TV Senado foi inaugurada em novembro do ano passado.

Renan Calheiros afirmou que o sinal aberto democratiza a informação para todas as camadas da população. O presidente acrescentou que a TV Senado é também instrumento de cidadania e de controle democrático do Legislativo pela população.

Em discurso durante a cerimônia, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, senador licenciado, afirmou que o uso da tecnologia digital permitirá que a TV Senado expanda as transmissões em sinal aberto também em São Paulo, onde hoje é impossível com o uso da tecnologia analógica.

Ao abrir a cerimônia, o senador Efraim Morais afirmou que a transmissão da TV Senado em sinal aberto amplia e intensifica a interação do Poder Legislativo com a sociedade.E que isso é um fator fundamental para a consolidação do processo democrático, e que a chave desse processo, "sem dúvida, é a informação".

Os novos canais retransmissores em sinal aberto já estão operando em caráter experimental, passando a alcançar um público estimado de 6 milhões e 500 mil brasileiros nas três capitais - Recife, Manaus e João Pessoa. Senadores de todos os três estados estiveram presentes à cerimônia. 

Novos canais  

Está prevista a abertura de outras 11 novas retransmissoras em: Fortaleza (Canal 43), Rio de Janeiro (Canais 49 e 64), Goiânia (Canal 21), Belém (Canal 44), Boa Vista (Canal 13), Cuiabá (Canal 55), Maceió (Canal 35), Natal (Canal 52), Campo Grande (Canal 34) e Gama (Canal 36). Em Brasília, a TV Senado já opera em sinal aberto no Canal 51/UHF.

Além dessas transmissões em sinal aberto, a TV Senado chega a todo o país através das emissoras de TV a cabo, por antenas parabólicas de tipo analógico e digital e por sinal aberto de UHF. O público da TV Senado é estimado, hoje, em mais de 50 milhões de telespectadores. Com a expansão em sinal aberto, mais de dez milhões de pessoas nos três estados terão acesso à TV Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: