Magno Malta diz que Brasil deveria aproveitar experiência da Colômbia no combate à violência

Da Redação | 14/03/2007, 21h07

O senador Magno Malta (PR-ES) afirmou, nesta quarta-feira (14), que o Brasil tem muito a aprender com a Colômbia no que se refere ao combate ao narcotráfico. Segundo o parlamentar, naquele país a população se juntou e deu um basta à violência. O senador recomendou a leitura da reportagem "As lições da Colômbia para o Brasil", publicada pela revista Época em 19 de fevereiro, que mostra como o país reduziu drasticamente seus índices de criminalidade em pouco mais de uma década.

- O que a Colômbia viveu é o que nós estamos vivendo nas ruas do Brasil. Lá, os poderes públicos, as ONGs, as instituições religiosas, os cidadãos anônimos, todos se juntaram. Hoje, a Colômbia devolveu a rua às pessoas - disse.

Segundo a revista Época, no vizinho latino-americano, o combate às guerrilhas ficou confinado às montanhas, ao passo que, em grandes cidades como Bogotá e Medellín, as autoridades se empenham em programas contra a fome, recuperação de espaços degradados, urbanização de favelas, reintegração de jovens ligados a grupos armados e assistência aos camponeses expulsos de suas terras que chegam como refugiados internos.

Magno Malta informou que recebeu convite da embaixada da Colômbia para visitar o país, juntamente com os senadores Romeu Tuma (PFL-SP), Demóstenes Torres (PFL-GO) e João Vicente Claudino (PTB-PI).

O parlamentar voltou a solicitar a criação, no Congresso, de uma comissão permanente de segurança pública. Para ele, essa medida seria mais eficaz que criar, vez por outra, comissões rápidas para reunir as matérias legislativas que tramitam na Câmara e no Senado sobre o assunto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: