Flexa Ribeiro elogia Lula pela escolha de líderes no Congresso, Senado e Câmara

Da Redação | 14/03/2007, 19h37

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mereceu elogios do senador oposicionista Flexa Ribeiro (PSDB-PA), nesta quarta-feira (14), pela escolha dos líderes governistas no Congresso, Senado e Câmara dos Deputados. O senador lembrou que tanto os líderes no Congresso, Roseana Sarney (PMDB-MA), e no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), quanto o novo líder na Câmara, José Múcio (PTB-PE), foram peças importantes nos dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Flexa Ribeiro comentou ainda notícias publicas nesta quarta-feira dando conta da satisfação do presidente Lula pelo fato de o PT não mais pressioná-lo por cargos na reforma ministerial. O senador citou ainda editorial de O Estado de S. Paulo desta quarta-feira segundo o qual se, com a reeleição do presidente Lula, o PT sentiu-se "absolvido" nas urnas, a ponto de pretender multiplicar seu espaço no governo, agora parece não pretender mais do que ser tratado, pelo menos, com as mesmas regalias proporcionadas aos aliados mais importantes da base parlamentar do governo.

O senador frisou que Lula é a última bandeira que restou ao partido, que de campeão da ética na política se tornou igual aos partidos que tanto criticava, em termos de métodos de chegar ao poder e mantê-lo.

- Lula também sabe que terá no PT, de agora em diante, um partido inteiramente submisso, subserviente, e a melhor ilustração está nas palavras do líder Luiz Sérgio, do PT: 'O PT deixou o presidente à vontade para fazer a reforma que quiser' - disse o senador.

Flexa Ribeiro reiterou pedidos feitos aos ministros Guido Mantega, da Fazenda, Dilma Rousseff, da Casa Civil, e Paulo Bernardo, do Planejamento, Orçamento e Gestão,que compareceram na terça-feira ao Senado para explicar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): a inclusão no programa de obras de infra-estrutura no Pará, como a Hidrovia Araguaia-Tocantins, o atendimento do Pará pelo gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene) e a construção de um terminal de cargas.

O senador também elogiou a escolha feita pelo presidente da Casa, Renan Calheiros, de Cláudia Lyra para substituir Raimundo Carreiro na Secretaria Geral da Mesa. Carreiro assumiu nesta quarta-feira (14) vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Flexa Ribeiro comemorou também a aprovação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quarta-feira, da criação da Universidade Federal do Oeste do Pará. A proposta, de sua autoria, segue agora para exame da Comissão de Educação. O senador anunciou que outro projeto de sua autoria (PLS 315/06) propõe a criação de duas universidades federais, uma no sul e outra no sudeste do Pará. A matéria está em análise na CCJ.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: