Efraim Morais diz que a TV Senado cria relação direta entre o eleitor e o parlamentar

Da Redação | 14/03/2007, 16h05

 O 1º secretário do Senado, senador Efraim Morais (PFL-PB), afirmou ao inaugurar a transmissão da TV Senado em sinal aberto para João Pessoa, Recife e Manaus, que a emissora cria uma relação direta entre o eleitor e o parlamentar, representante e representados, sem intermediação.

- O nome disso é cidadania. Ela se dá por meio dessa interação que mencionei do cidadão com a estrutura institucional do Estado, tornando-o um fiscal da República - declarou o parlamentar.

Efraim Morais disse que a expansão das transmissões em sinal aberto para todo o país é um compromisso da Mesa do Senado que deverá ser realizado até o final do próximo ano.

- A interação do Poder Legislativo com a sociedade brasileira é fator fundamental para a consolidação do processo democrático. E a chave desse processo, sem dúvida, é a informação.

Por conhecer pouco a natureza da atividade legislativa, sua repercussão na vida cotidiana do país, é que parcela expressiva do público se deixa levar por atitudes depreciativas ao papel do Poder Legislativo, caindo em generalizações fáceis e de caráter predador, ressaltou o parlamentar.

- Daí a importância de um veículo como a TV Senado, que aproxima o povo de seus representantes, permite que acompanhe permanentemente suas atividades e os fiscalize mais de perto.

Na opinião do senador, nenhuma instituição republicana expressa tão bem o sentido etimológico da palavra república - coisa pública - quanto o Poder Legislativo. É fundamental, pois, que o povo o conheça na sua intimidade: como funciona, por que funciona e para que funciona. A TV Senado proporciona esse acesso, disse Efraim Morais.

Com a programação de alta qualidade, desvinculada de condicionamentos comerciais, a TV Senado favorece a construção de uma cultura política, essencial para a elevação do nível educacional do povo brasileiro, argumentou o parlamentar.

Efraim lembrou a importância da chegada da TV Senado em sinal aberto para o seu estado, a Paraíba, um dos cinco primeiros estados da Federação a receber o sinal em TV aberta da TV Senado no Canal 40.

- As transmissões chegam a todas as cidades do estado. Meu empenho, como representante da Paraíba nesta Casa, é no sentido de torná-la pró-ativa nesse relacionamento com a TV Senado - disse.

Efraim disse que a TV Senado, além da cobertura do trabalho legislativo, deve mostrar o potencial turístico, a capacidade produtiva e a história do Brasil.

- Penso que essa é uma das missões das TVs estatais: fazer com que o Brasil conheça um pouco mais de si mesmo, propiciando aos estados, sobretudo aos que têm pouca presença na mídia comercial, presença mais consistente no cenário nacional - argumentou.

Esse intercâmbio cultural entre os estados fortalece a federação e o sentimento de proximidade e unidade que deve (e precisa) presidir e sustentar a nação, disse Efraim Morais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: