Senado homenageia 25 anos do Programa Antártico Brasileiro

Da Redação | 13/03/2007, 18h21

O Senado Federal prestou nesta terça-feira (13) uma homenagem aos 25 anos do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). O presidente da Casa, senador Renan Calheiros, abriu a sessão afirmando que o programa é "a resposta cabal e definitiva na afirmação da capacidade" do país.

Após a homenagem, realizada na Hora do Expediente da sessão desta terça,foi aberta uma exposição sobre o Proantar, no Salão Negro do Congresso Nacional, e lançado o selo comemorativo do 4º Ano Polar Internacional, em que cientistas de todo o mundo apresentam e debatem pesquisas de ponta sobre os Pólos Sul e Norte. A mostra está aberta à visitação até o dia 28 de março.

Toda a solenidade foi acompanhada da Estação Antártica Comandante Ferraz, por meio de teleconferência.

O Proantar foi criado em 1982 e tem como objetivo promover a realização de pesquisas científicas e tecnológicas na Antártica com a finalidade de compreender os fenômenos que tenham repercussão global ou sobre o território brasileiro. Atualmente, o programa conta com a colaboração de ministérios, universidades, empresas públicas e privadas.

Participam do programa o Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas (Conapa) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que procuram alinhar a política científica brasileira às diretrizes dos grandes projetos internacionais. O Ministério da Defesa atua por intermédio da Marinha, que gerencia, planeja e financia as operações antárticas, além de manter a estação Comandante Ferraz, e também por meio da Aeronáutica, que realiza vôos de apoio ao Proantar.

Também participam do programa os ministérios do Meio Ambiente, das Relações Exteriores, de Minas e Energia e da Educação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: