Seminário em defesa da Previdência Social é aberto com apoio de Paim e Chinaglia

Da Redação | 13/03/2007, 19h13

O senador Paulo Paim (PT-RS) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), participaram na tarde desta terça-feira (13) da abertura do Seminário Internacional Previdência Social, no auditório Nereu Ramos, da Câmara. Eles declararam apoio ao evento, que tem como objetivo o debate da questão previdenciária em prol do fortalecimento do Estado, da previdência social e do regime previdenciário próprio dos servidores "como pressupostos fundamentais para a manutenção da estrutura do Estado nacional".

- A Previdência é superavitária e pode dar certo se for administrada de forma compartilhada pelo governo, pelos trabalhadores dos setores público e privado e pelos aposentados - disse em entrevista o senador gaúcho, que é o primeiro palestrante desta quarta-feira (14).

Oparlamentar disse considerar um avanço o entendimento que há dentro do governo sobre a separação entre gasto previdenciário e gasto assistencial, conceito que joga por terra o mito do déficit de R$ 50 bilhões da Previdência. Ao contrário, levando-se em conta toda a história do sistema, este seria credor do Estado em R$ 3 trilhões.

- Historicamente, a Previdência é um instrumento de distribuição de renda e um dos importantes passos para melhoria das condições de vida da humanidade. Apoio essa iniciativa que busca concentrar experiências em favor da previdência pública - disse Chinaglia em sua saudação.

O seminário é promovido pelo Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas do Estado, integrado entre outras entidades pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: