Patrícia Saboya destaca importância de pesquisas do Proantar

Da Redação | 13/03/2007, 17h41

  Ao relatar sua viagem à estação de pesquisas do Brasil na Antártica, em janeiro, a senadora Patrícia Saboya (PSB-CE) ressaltou a importância das pesquisas científicas desenvolvidas pelo Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Durante a sessão especial destinada a homenagear os 25 anos do programa, nesta terça-feira (13), ela destacou especialmente os avanços obtidos no campo das ciências atmosféricas, os quais permitem um melhor conhecimento dos problemas relacionados à redução da camada de ozônio e do efeito estufa.

- Somos donos de um grande acervo de dados sobre a redução da camada de ozônio, que permite a passagem de radiação perigosa para a vida humana, responsável pelo aumento da incidência de câncer de pele, principalmente na América do Sul.O Brasil, tão conhecido por suas belas e tropicais áreas litorâneas, com grande parte da economia movimentada pelo turismo, não pode ficar alheio a essa realidade, sem contar as prováveis conseqüências que as mudanças de temperatura poderão ocasionar num país agrícola como o nosso - afirmou.

Patrícia Saboya mencionou também os estudos sobre tratamento de resíduos sólidos e líquidos desenvolvidos na estação de pesquisas, dos quais resultaram soluções aplicáveis ao desenvolvimento de metodologias adequadas para a construção em locais inóspitos.

A senadora alertou ainda para a necessidade de garantir recursos orçamentários para obras de revitalização da Estação Antártica Comandante Ferraz.

- Incrível pensar que tudo isso [o Proantar] precisa de cerca de R$ 8 milhões por ano. Não para pagar todas as despesas, porque muito sai do orçamento da Marinha e das parcerias. As verbas são necessárias para reduzir o aviltamento dos parcos recursos que estas entidades [participantes do Proantar], dedicadas a levar adiante um programa de Estado tão importante, possuem para suas atividades fim - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: