Maciel lamenta morte de deputado e pede reflexão sobre bicentenário da independência do Brasil

Da Redação | 13/03/2007, 19h02

O senador Marco Maciel (PFL-PE) expressou, em seu nome, em nome do PFL e da bancada nordestina no Congresso, voto de pesar pela morte do deputado federal Gerônimo da Adefal (PFL-AL), no último domingo (11), vítima de pneumonia. Após exercer dois mandatos de vereador por Maceió, Gerônimo da Adefal chegava à Câmara dos Deputados, aos 50 anos, para exercer seu primeiro mandato.

Na breve homenagem ao parlamentar alagoano, nesta terça-feira (13), Marco Maciel declarou que sua vida pública foi pautada pela defesa de interesses dos deficientes, principalmente dos mais carentes. Lembrou ainda que Gerônimo da Adefal (sigla da Associação de Portadores de Deficiência Física de Alagoas) era portador de deficiência física provocada pela talidomida, substância usada em medicamentos de combate à hanseníase e a tensões emocionais que, quando utilizados por mulheres grávidas, provocavam defeitos físicos nos fetos.

Independência

Maciel também defendeu requerimento de sua autoria, apresentado na Legislatura passada, onde pede a instalação de comissão para encaminhar reflexões sobre o bicentenário da independência do Brasil, a ser comemorado em 2022. Segundo argumentou, essa providência não estaria sendo tomada com muita antecedência, lembrando que a comemoração do centenário da independência dos Estados Unidos, ocorrida em 1776, foi iniciada quase 50 anos antes da celebração da data.

- Essas datas se prestam a promover uma reflexão crítica do passado e, daí, desenhar o futuro - afirmou.

Na ocasião, o senador por Pernambuco também destacou os preparativos da Prefeitura do Rio para a comemoração dos 200 anos da vinda da família real para o Brasil. O senador Marcelo Crivella (PR-RJ) aproveitou para reivindicar o apoio de Maciel ao pedido de autorização do Tesouro Nacional ao empréstimo externo de US$ 300 milhões em favor do projeto Favela Bairro 3. Em seguida, o senador João Tenório (PSDB-AL) endossou voto de pesar pela morte do deputado Gerônimo da Adefal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: