Eduardo Azeredo diz que Proantar contribui para a preservação do continente antártico

Da Redação | 13/03/2007, 16h55

 Ao homenagear o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) nesta terça-feira (13), em sessão destinada a comemorar os 25 anos do programa, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) opinou que o Brasil deve manter permanentemente o esforço visando a contribuir para a preservação do continente antártico. Ele observou que o trabalho desenvolvido em conjunto por vários países é fundamental para evitar danos que podem ocorrer em virtude do degelo da calota polar.

- A cada dia que passa, com a mudança no enfoque da questão ambiental, cresce a importância do trabalho que o Brasil desenvolve na Antártica. Durante muito tempo, algumas pessoas viam o Proantar como algo romântico. O governo teve que explicar várias vezes o motivo de manter uma base naquele continente. Agora, quando se sabe a importância da Antártica para o clima, nossa presença está mais do que justificada - afirmou Eduardo Azeredo.

O senador por Minas Gerais lembrou que há 25 anos o Brasil vem pesquisando os fenômenos que ocorrem no continente antártico. Ele registrou que o trabalho é feito através de atividades científicas, estudo das mudanças ambientais, identificação de recursos naturais e, principalmente, do incremento da pesquisa brasileira e do desenvolvimento de novas tecnologias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: