Renan preside comemoração dos 25 anos do Programa Antártico Brasileiro

Da Redação | 12/03/2007, 12h22

O presidente do Senado, Renan Calheiros, conduz, nesta terça-feira (13), sessão especial de comemoração dos 25 anos do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Nove oradores estão inscritos para discursar na homenagem de iniciativa do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), no ano que foi definido, pelo Conselho Internacional da Ciência e pela Organização Meteorológica Mundial, como o IV Ano Polar Internacional.

O objetivo do Ano Polar Internacional é estimular trabalhos de pesquisa científica em todos os campos da investigação relativa às regiões polares. No que se refere à Antártida, as propostas científicas devem versar sobre temas que vão desde mudança climática até o papel desempenhado pela América do Sul no equilíbrio do ecossistema terrestre.

O Itamaraty acredita que as pesquisas incluídas no calendário de atividades do IV Ano Polar Internacional favorecerão a cooperação por meio de organismos do mundo inteiro. Já estão reunidos nesse esforço 63 países e 227 projetos de qualidade científica, com investigações laboratoriais programadas até 2011.

Alicerçada na experiência de 25 anos do Proantar, a participação do Brasil no Ano Polar Internacional deverá ocorrer pela atuação direta de investigadores de mais de 30 universidades públicas e privadas e de centros de pesquisa envolvidos nos 28 projetos apresentados.

A Comissão Nacional para Assuntos Antárticos (Conantar), presidida pelo ministro das Relações Exteriores, foi criada em 1982 com a finalidade de assessorar o presidente da República na formulação e na consecução da Política Nacional para Assuntos Antárticos. Esse colegiado interministerial aprovou resolução sobre a participação do Brasil no presente Ano Polar Internacional, expressando apoio às atividades científicas brasileiras incluídas no calendário e encorajando os órgãos ali atuantes a viabilizarem uma ampla e consistente participação brasileira no programa de atividades científicas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: