Senadores enaltecem trabalho de Marina Silva e pregam ampliação dos direitos das mulheres

Da Redação | 08/03/2007, 12h04

 Durante a audiência pública com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, realizada nesta quinta-feira (8) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), a senadora Fátima Cleide (PT-RO) defendeu uma ampla reforma política e eleitoral que garanta às mulheres trabalhadoras melhores oportunidades para que possam ocupar mais espaço no cenário político brasileiro.

Já o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) observou que o binômio Meio Ambiente e Educação já domina a consciência das pessoas e dos governos mais esclarecidos. E defendeu o sistema de cotas, encarado por ele como um forte instrumento para que o país possa pagar a dívida para com a população negra brasileira.

O senador Válter Pereira (PMDB-MS) enalteceu o trabalho de Marina Silva à frente do Ministério do Meio Ambiente, afirmando que ela sempre lutou contra grupos de pressão que, conforme ressaltou, apenas desejam o desenvolvimento, em detrimento da vida. Para o senador, a continuidade de Marina Silva no comando do Ministério do Meio Ambiente "representa o desenvolvimento sustentado". E disse que a ministra deveria ser escolhida "a mulher do ano".

No entender do senador José Nery (PSOL-PA), a presença de Marina Silva no governo "representa a continuidade da luta em prol da promoção da igualdade das mulheres". Já o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) salientou que a ministra Marina Silva vem desenvolvendo "um extraordinário trabalho" no combate ao desmatamento, reconhecido, conforme observou, pelo mundo todo. E fez votos para que o Brasil encontre uma fórmula capaz de obter o crescimento sustentável. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também enalteceu o trabalho da ministra.

Participou igualmente da reunião a ministra Matilde Ribeiro, secretária especial de Políticas da Promoção da Igualdade Racial. Ela disse que a violência contra a mulher só poderá ser combatida com rigor por meio de ações articuladas entre o governo, o Poder Legislativo e a sociedade como um todo. Mas observou que, nos últimos anos, as mulheres já conquistaram vários direitos no sentido de buscar a igualdade .

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: