Interlegis promoverá encontro com associações de vereadores

Da Redação | 08/03/2007, 12h42

O Programa Interlegis - Comunidade Virtual do Poder Legislativo - promoverá, na próxima quarta-feira (14), a partir das 9h30, o encontro dos representantes das associações e uniões de vereadores com o 1º secretário da Mesa, senador Efraim Morais (PFL-PB), que também é diretor nacional do programa.

Mais de 20 entidades estarão presentes ao encontro, que tem por objetivo estabelecer um diálogo mais estreito com o Senado, principalmente para debater matérias de interesse dos municípios, segundo informou o presidente da Associação dos Vereadores e Câmaras Municipais do Estado do Rio de Janeiro (Avecmerj), Luís Mário dos Santos.

Na ocasião, o Interlegis também vai inaugurar o Espaço do Parlamentar, um lugar específico onde o vereador poderá trabalhar quando estiver em Brasília. O espaço terá computadores, fax, telefone, TV e demais equipamentos de apoio necessários e servirá de gabinete para os vereadores poderem desempenhar suas funções quando estiverem no Congresso.

O local da recepção e do encontro de Efraim com os vereadores será o auditório do Interlegis, onde haverá debates e apresentação de projetos dos parlamentares. Às 11h, está prevista a inauguração do Espaço do Parlamentar, no hall de entrada do Interlegis.

Está programado, inicialmente, um discurso do presidente do Senado, Renan Calheiros. Em seguida, haverá discursos de Efraim Morais e do diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia. Por último, falará um representante dos vereadores.

O Interlegis, lançado em 1997, é um programa de inclusão digital e consiste na capacitação das assembléias legislativas do país com equipamentos tecnológicos para criar uma comunidade virtual. O objetivo é modernizar e integrar o Poder Legislativo nos níveis federal, estadual e municipal. O programa foi desenvolvido pelo Senado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação, como Internet, videoconferência, transmissão de dados, entre outros que permitem a comunicação e a troca de experiências entre os diferentes níveis do Poder Legislativo e o público.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: