Horst Köhler será recebido pelos presidentes da Câmara e do Senado

Da Redação | 07/03/2007, 13h26

Os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Arlindo Chinaglia, recebem juntos, nesta quinta-feira (8), às 10h, no Salão Negro, o presidente da Alemanha, Horst Köhler. O último chefe de Estado alemão a visitar a América do Sul foi o então presidente Joahnnes Rau, em 2003.

Köhler será recebido no início da rampa pela chefe do Cerimonial do Senado, Mônica Freitas, e conduzido até o Salão Negro da Casa onde, além de Renan e Chinaglia, ele será recepcionado por outros deputados e senadores. Dali seguirão para uma conversa no Salão Nobre. O encontro deverá durar 45 minutos e, do Congresso, o presidente alemão seguirá para encontrar-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

Comércio

A Alemanha é o principal parceiro comercial brasileiro na Europa e o Brasil é o maior mercado para as exportações alemãs na América do Sul, o que confere um caráter especial à visita. Em 2006, o comércio entre os dois países atingiu US$ 12 bilhões. De acordo com o Itamaraty, a Alemanha ocupa hoje a sexta posição em termos de estoque de investimentos diretos no Brasil, com mais de US$ 9 bilhões. E mais: as 1.200 empresas alemãs sediadas no Brasil são responsáveis pela geração de cerca de 8% do PIB brasileiro.

Na qualidade de presidente da República Federal da Alemanha, Horst Köhler é patrono da Deutsche Welt Hunger Hilfe, uma das maiores organizações não-governamentais alemãs de ajuda humanitária e promoção do desenvolvimento. Enquanto Köhler estiver no Congresso, sua esposa, a professora Eva Luise Köhler, estará visitando o Centro de Prevenção à Aids, do Ministério da Saúde, e a Casa de Apoio, instituição de reintegração sócio-familiar situada na Ceilândia.

A visita do Presidente Köhler ao Brasil ocorre no momento em que a Alemanha ocupa, simultaneamente, a presidência do Conselho de Ministros da União Européia e a presidência do G-8 (grupo que reúne os sete países mais ricos do mundo e a Rússia). A chanceler Angela Merkel já formalizou convite ao presidente Lula para participar do segmento ampliado da Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo do G-8, a realizar-se no próximo dia 8 de junho, em Heiligendamm.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: