Osmar Dias: saída para redução da criminalidade é a educação

Da Redação | 28/02/2007, 18h16

O senador Osmar Dias (PDT-PR) defendeu nesta quarta-feira (28) investimentos maciços em educação como saída para a diminuição da criminalidade entre os jovens. Citou especificamente a construção de escolas de tempo integral na cidade fronteiriça de Foz do Iguaçu, no Paraná, como a iniciativa adequada para tirar a juventude das ruas.

O parlamentar paranaense observou que, no caso de Foz do Iguaçu, localizada na fronteira com o Paraguai e a Argentina, e onde há cachoeiras e um ponto forte de comércio, a criminalidade tem prejudicado o fluxo turístico, com repercussões sérias sobre a economia local. O maior drama, no entanto, é vivido pelos próprios jovens e suas famílias.

- Os jovens ligados ao crime têm uma grande chance de se recuperarem por meio da educação propriamente dita e por meio de atividades culturas e esportivas - disse o senador, ao citar o projeto empreendido pela prefeitura de Foz do Iguaçu, ocupada atualmente por Paulo McDonald, do PDT.

Osmar Dias elogiou também a proposta de emenda à constituição (PEC) de autoria do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) que cria o fundo de apoio às vítimas da violência. Por sugestão do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), presidente da Comissão de Educação do Senado, Osmar Dias vai apresentar emenda à PEC destinando à educação básica 10% dos recursos do fundo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: