Matéria retificada: Maciel sugere criação de órgão na ONU para tratar da questão ambiental

Da Redação | 27/02/2007, 19h01

O senador Marco Maciel (PFL-PE) sugeriu, em pronunciamento nesta terça-feira (27), que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um organismo próprio para tratar da questão ambiental, que, em sua opinião, deveria ter sede no Brasil. O parlamentar acredita que o país reúne condições para isso, tendo em vista sua participação crescente em defesa do meio ambiente, sobretudo após ter sediado, em 1992, a ECO-92 - Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

A medida, segundo Marco Maciel, seria aconselhável tendo em vista as mudanças climáticas prenunciadas recentemente pelo relatório do IV Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), realizado em Paris, França.

- Hoje podemos dizer, sem medo de errar, que a questão ecológica é um problema mundial - disse o senador.

Marco Maciel recordou que, já à época da ECO-92, foram estabelecidas as bases das responsabilidades comuns e específicas de cada país sobre as mudanças climáticas globais e que o Brasil exerceu "protagonismo considerável" ao implementar projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

O parlamentar salientou ainda a necessidade de reflexão profunda sobre o tema das alterações climáticas e suas conseqüências, considerando-se o aumento significativo da temperatura do planeta e do nível do mar, que já estão ocorrendo em escala progressiva e irão aumentar significativamente neste e no próximo século.

Marco Maciel citou dois pensadores da atualidade - Simone Weil e JeremyRifkin - para sustentar seu argumento de que, apesar dos progressos proporcionados pelos avanços tecnológicos, a urbanização, como afirmou Rifkin, "afasta, cada vez mais, os seres humanos do meio natural".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: