Matéria Retificada: PT propõe criar grupo para avaliar mudanças climáticas

Da Redação | 06/02/2007, 16h49

O senador Sibá Machado (PT-AC) deverá manter entendimentos junto aos demais partidos da Casa para a criação de um grupo destinado a avaliar as eventuais mudanças climáticas que deverão ocorrer em função do superaquecimento terrestre. As alterações foram apontadas em relatório divulgado no dia 2 deste mês pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas. A decisão foi tomada em reunião nesta terça-feira (6) entre os partidos queintegram o bloco de apoio ao governo para indicação dos parlamentares que irão ocupar ascomissões permanentes da Casa

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC), disse que Sibá Machado deveráencabeçar, em nome da bancada, os entendimentos para a formação desse grupo.

- A gente já sabe que há outros parlamentares, em nome de outras bancadas, puxando essa discussão. Ainda não sabemos sevai ser uma subcomissão ou se o grupo vai se integrar às iniciativas que já estão sendoelaboradas - disse Ideli.

O relatório sobre mudanças climáticas prevê o aumento da temperatura e do níveldos mares em diversas regiões do mundo, em função do aquecimento provocado pelainterferência de atividades humanas. No Brasil, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o aquecimento deverá atingir principalmente a região amazônica.

De acordo com o estudo, uma área que abrange o norte da Bahia, todo o sertãonordestino, boa parte do Pará, Amazonas e Mato Grosso poderá ter um acréscimo de até1,5ºC na temperatura média entre 2020 e 2029. O mesmo cenário aponta que a temperaturada região poderá sofrer um aumento de até 3,5ºC entre 2090 e 2099. Em outros dois cenários,o clima da América do Sul varia de forma homogênea entre 2020 e 2029, com uma alta de1ºC. Entre 2090 e 2099, no entanto, o aquecimento afetaria com maior intensidade o interiordo continente.

PAC

A líder do PT e do bloco de apoio ao governo informou à Agência Senado, por meio de sua assessoria, que não mais será criada uma subcomissão permanente, no âmbito daComissão de Assuntos Econômicos (CAE), para discutir as propostas contidas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conforme divulgado durante a tarde desta terça-feira (6). A subcomissão que será proposta pelo partido para funcionar no âmbito da CAE deverá avaliar propostas propostas que tratam de marcos regulatórios de diversos setores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: