Senado aprova indicação de embaixadores para Mauritânia, Cuba, Botsuana, Guiné Equatorial, Chade e Mercosul

Da Redação | 20/12/2006, 23h50

O Senado aprovou nesta quarta-feira (20) mensagens presidenciais propondo a indicação de embaixadores do Brasil na Mauritânia, Cuba, Botsuana, Guiné Eleitoral e Chade.

A embaixadora do Brasil no Senegal, Kátia Godinho Gilaberte, foi indicada (MSF 207/06) para chefiar, cumulativamente, a embaixada do Brasil na Mauritânia. Já o embaixador do Brasil em Cuba, Bernardo Pericás Neto, foi indicado (MSF 225/06) para acumular a embaixada em Antígua e Barbuda. E o embaixador do Brasil na Nigéria, Pedro Luiz Rodrigues, foi indicado (MSF 240/06) para comandar também a embaixada do Brasil no Chade.

João Inácio Oswald Padilha foi indicado (MSF 231/06) para ser embaixador do Brasil junto à República de Botsuana. Agemar de Mendonça Sanctos foi indicado (MSF 238/06) para ser embaixador do Brasil junto à República da Guiné Equatorial. E o diplomata Regis Percy Arslanian foi indicado (MSF 229/06) para ser o Delegado Permanente do Brasil junto à Associação-Americana de Integração e ao Mercado Comum do Sul.

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) pediu esclarecimentos sobre a saída da embaixada de Cuba do cargo do ex-deputado Tilden Santiago. Observou que o país do Caribe vive um momento delicado com o afastamento, por problemas de saúde, do presidente Fidel Castro.O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), afirmou que, embora tenha admiração pessoal por Santiago, considera a escolha de Pericás Neto um avanço nas relações entre Brasil e Cuba.

- Um diplomata de calibre com amplo currículo e experiência em negociações bilaterais e multilaterais representa a profissionalização das relações com o governo cubano - afirmou o parlamentar.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) elogiou o trabalho de Tilden Santiago no aprimoramento das relações culturais, sociais, comerciais e científicas com Cuba. Ressaltou, porém, que Pericás Neto trará novo dinamismo às relações bilaterais, num momento em que o Brasil procura assegurar a presença de profissionais de carreira competentes para representar o país em fóruns internacionais.

Ao analisar a indicação de João Inácio Oswald Padilha para a Embaixada de Botsuana, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) afirmou que desejava a ele sucesso no pequeno país da África que, segundo o senador, tem um povo hospitaleiro que sofre com a falta de chuvas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: