Arthur Virgílio elogia Campanha da Fraternidade de 2007, que terá Amazônia como tema

Da Redação | 04/12/2006, 19h52

Ao informar que a Amazônia será o tema da Campanha Fraternidade 2007, com o lema "Vida e missão neste chão", o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) lamentou que muito se fale e pouco se faça pela região amazônica. A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), disse o senador, acredita que a campanha poderá provocar iniciativas e ações eficazes de valorização e defesa da região.

O senador pelo Amazonas lembrou que, quando participou de audiência pública na Subcomissão da Amazônia, o arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira, disse que a Amazônia, em vez de ser transformada em área da humanidade, como alguns europeus defendiam naquela época, deveria ser tratada como à serviço da humanidade. O bispo teria dito que se havia controvérsia com relação a quem pertencia a região isso se devia ao fato de o brasileiro não conhecer a Amazônia.

- Eu completei a frase de dom Luiz Soares Vieira, com a anuência dele: a Amazônia é área à serviço da humanidade, mas terra Brasil. Alegra-me o novo enfoque que a CNBB está dando ao debate acerca da Amazônia quando prepara sua Campanha da Fraternidade para o próximo ano - afirmou Arthur Virgílio.

Outro assunto abordado pelo senador foi a retomada da pavimentação e recuperação da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). Ele cobrou do Ministério do Meio Ambiente pressa na análise dos estudos sobre impacto ambiental da obra, cuja conclusão, segundo ele, está com 15 anos de atraso.

Arthur Virgílio também defendeu a implantação do Gasoduto Coari-Manaus. Ele disse que pior do que cortar a floresta para realizar a obra é o Amazonas continuar gerando energia utilizando óleo diesel. O senador assinalou que os geradores a diesel são muito mais prejudiciais ao meio ambiente e implicam em custos financeiros mais altos para o seu funcionamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: