Ideli atribui crescimento da construção civil a medidas adotadas pelo governo

Da Redação | 28/11/2006, 17h02

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) apresentou nesta terça-feira (28) os números que obteve ao participar da 18ª Reunião do Fórum da Competitividade na Construção Civil, ressaltando que o setor vem crescendo graças a um conjunto de medidas adotadas pelo governo. Ela citou a redução da carga tributária para 7%, a desoneração de 45 itens de material de construção, a ampliação da oferta de crédito habitacional para todas as faixas de renda e a criação de um fundo de financiamento para moradia popular.

Ideli disse que faixas da população estão mudando do aluguel para o financiamento da casa própria. Com esse aumento da demanda, explicou a senadora, o setor da construção civil alcançou o maior nível de ocupação dos últimos 11 anos, com 1,5 milhão de trabalhadores com carteira assinada. Ela assinalou que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor cresceu 6,2% este ano, o equivalente ao dobro do PIB brasileiro.

A senadora ainda listou os dados da indústria de material de construção, que revelou otimismo para as vendas no próximo ano. Segundo Ideli, 83% das empresas acreditam que as vendas vão crescer 5,5% em 2007. A senadora acrescentou que o crédito para financiamento habitacional chegou a R$ 19 bilhões em 2006, um aumento de 90% em relação a 2005, com destaque para a interiorização do crédito, que beneficia mais de 4,5 municípios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: