Alvaro Dias elogiou subsídio para casa própria

Da Redação | 27/11/2006, 18h10

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) elogiou nesta segunda-feira (27) o anúncio do governo de que vai subsidiar a casa própria para trabalhadores de baixa renda. Ele observou, no entanto, que isso não significa que a oposição deve se render à cooptação que o governo Luiz Inácio Lula da Silva está promovendo por meio do "adesismo fácil e do fisiologismo".

- Fico feliz quando posso aplaudir o governo. Uma coisa rara, pela ausência de momentos inteligentes desse governo. Até então, o governo Lula não havia tomado qualquer iniciativa nesse setor. Com isso, o déficit habitacional cresceu. Só no meu estado, são 260 mil famílias que sonham com a casa própria. Ficaria mais feliz se tivesse outras oportunidades para aplaudir - afirmou.

O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) disse, em aparte, que por meio da construção civil será possível gerar empregos e pediu que o governo financie apenas a construção de imóveis novos e pare de financiar imóveis usados. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) lembrou que já existem resultados positivos na área da construção civil devido a medidas anteriores, como a desoneração tributária dos materiais de construção e a ampliação dos financiamentos a todas as faixas de renda.

Oposição

Alvaro Dias ainda rejeitou a tese da necessidade da governabilidade, defendida pelo presidente Lula nas negociações com os partidos. Ele também condenou declaração recente de Lula, pedindo que só lhe façam oposição em 2010.

- Isso é uma tentativa de neutralizar forças políticas de oposição para que tenhamos um país de um livro só, o país da unanimidade, ignorando que toda unanimidade é burra. Não é essa governabilidade que se deseja, com inexistência da crítica, a governabilidade do amém - concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: