TV Senado exibe especial sobre trabalho de Nise da Silveira
Da Redação | 16/11/2006, 11h48
O programa Inclusão da TV Senado deste mês abordará o trabalho da psiquiatra Nise da Silveira e mostrará pinturas feitas por pacientes da médica a partir de 1946. As peças, que fazem parte do acervo do Museu de Imagens do Inconsciente, do Rio de Janeiro, ilustram o programa apresentado pela repórter Solange Calmon sob o título As imagens do inconsciente.
A psiquiatra Nise da Silveira criou em 1946 a seção terapêutica ocupacional no Centro Psiquiátrico Nacional de Engenho de Dentro (RJ), posteriormente conhecido como Pedro II. Nessa instituições, a médica passou a tratar pacientes com distúrbios mentais graves por meio da arte, em substituição aos tratamentos que eram utilizados, como a lobotomia e as sessões de eletrochoque. Das oficinas de modelagem, pintura, desenho e xilogravura, surgiram peças de arte que revelavam as "imagens do inconsciente" dos internos. Essas peças constituem o acervo de 350 mil obras do Museu de Imagens do Inconsciente, criado em 1952 para abrigar o trabalho produzido pelos esquizofrênicos.
Nise da Silveira, que morreu em 1999 aos 94 anos, criou ainda, em 1956, o centro de reabilitação Casa das Palmeiras, também no Rio de Janeiro. No programa Inclusão, o ex-senador Arthur da Távola fala do incêndio criminoso que destruiu essa instituição e 50 anos de história e pesquisa sobre o significado das imagens do inconsciente produzidas pelos internos do lugar.
As imagens do inconsciente destaca a arte original e genial de Artur Bispo do Rosário, esquizofrênico que foi internado em 1939 e, durante 50 anos, produziu um conjunto de peças consideradas um fenômeno da história da arte e da psiquiatria do Brasil. Bispo morreu em 1989, aos 76 anos, depois de ter ficado conhecido nas principais galerias de arte de diversos países e de ter sido personagem de peças de teatro e filmes.
O Inclusão vai ao ar no sábado (18), às 11h30, e será reapresentado às 22h30. No domingo (19), será veiculado novamente às 9h, com reapresentação às 16h30.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: