Saturnino destaca pontos negativos da ciência e da tecnologia
Da Redação | 08/11/2006, 15h47
O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) afirmou nesta quarta-feira (8), durante homenagem do Senado Federal ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, que o desenvolvimento da ciência e da tecnologia trouxe avanços enorme e jamais imaginados há alguns séculos para o aprimoramento da qualidade de vida da Humanidade. Ele observou, no entanto, que nem todos os avanços resultaram em benefícios para a coletividade.
- Alguns resultados negativos do desenvolvimento da ciência e da tecnologia e seus derivados merecem ser citados como uma espécie de cobrança para nós mesmos e também para os representantes das ciências - disse Saturnino.
O primeiro desses pontos negativos, segundo Saturnino, é a questão da fundamentação dos valores éticos e morais da sociedade, constituída, na antiguidade, por valores basicamente religiosos, hoje abalados por uma "relativização generalizada dos valores humanos".
- É preciso mostrar que não há incompatibilidade entre a fé e a ciência, mas sim que ambos se complementam - afirmou o senador
O segundo ponto negativo seria o desemprego ou "a exclusão de parte da Humanidade da sociedade", com o aprimoramento das tecnologias voltadas para a produção em todos os níveis. O certo seria, na opinião do parlamentar, reduzir pela metade a jornada de trabalho para que todos tivessem a mesma oportunidade de contribuir com sua mão-de-obra, eliminando, assim, o desemprego e dando oportunidade para que as pessoas tivessem mais tempo também para o aprimoramento filosófico e intelectual.
Saturnino apontou ainda como ponto negativo do desenvolvimento da ciência e da tecnologia a utilização da ciência para a guerra e a destruição da humanidade.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: