Neuto de Conto defende pacto federativo para pautar Legislativo

Da Redação | 31/10/2006, 14h47

O empresário Neuto de Conto (PMDB), que assume uma vaga no Senado decorrente da eleição do senador Leonel Pavan (PSDB) para vice-governador de Santa Catarina, defende a criação de um pacto federativo com o objetivo de pautar o Legislativo na discussão de assuntos de interesse da sociedade. Em entrevista à Agência Senado, o futuro parlamentar afirmou que não vai levantar uma bandeira específica no Parlamento, pois pretende "legislar para todos os brasileiros e segmentos da sociedade". Para ele, esta tem que ser a visão de todos os parlamentares como representantes do povo e das instituições.

- Acredito ser preciso esse pacto federativo para se encontrar soluções conjuntas para uma reforma política, econômica, social e tributária, porque não é possível voltar a crescer, criar empregos e desenvolver sem que haja transformações, mesmo que sejam pequenas, mas em todos os níveis - afirmou.

Ex-deputado federal que, na Câmara, foi relator da proposta de criação do plano de estabilização econômica que deu origem ao Plano Real, implantado no governo Itamar Franco, Neuto de Conto defende que a reforma política seja imediata. Para ele, as mudanças devem começar por obrigar os partidos políticos a se responsabilizarem pelos atos de seus filiados.

- Hoje, há muitas irregularidades cometidas por políticos e tudo fica por isso mesmo, nada acontece e ninguém se responsabiliza por esses atos - acredita Neuto

Contador por formação e empresário do ramo da agroindústria, o futuro senador defende, na área econômica, reformas para, segundo ele, alargar a base tributária e diminuir a pirâmide. Na agroindústria, a solução, de acordo com Neuto, está na exportação, por isso diz que é preciso encontrar soluções que permitam flexibilidade no câmbio.

- O dólar está num nível muito baixo. É preciso conversar com toda a classe econômica e também com todo o empresariado. Só teremos condições de disputar o mercado com condições econômicas que permitam um pequeno reajuste no dólar - afirmou o futuro senador.

Neuto de Conto também defende mudanças na legislação eleitoral, relativas principalmente ao instituto da reeleição para cargos do Poder Executivo, a fim de que haja uma disputa eleitoral mais justa.

- Ou se acaba com a figura dos dois mandatos ou se obriga o detentor de cargos do Poder Executivo a tirar uma licença durante o período que estiver concorrendo a reeleição, casocontrário, a disputa fica muito desigual - concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: