Heráclito Fortes lamenta falecimento do embaixador Aluízio Napoleão
Da Redação | 18/09/2006, 16h19
O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) apresentou, nesta segunda-feira (18), requerimento para inserção em ata do voto de profundo pesar e apresentação de condolências ao Ministério das Relações Exteriores, à Assembléia Legislativa do Estado do Piauí e aos familiares do embaixador Aluízio Napoleão de Freitas Rego, ocorrido em Brasília no último dia 14. O embaixador é pai do ex-senador Hugo Napoleão.
No requerimento, Heráclito narra a trajetória da vida pública de Aluízio Napoleão, ressalta sua carreira diplomática e destaca suas missões no exterior, como embaixador no Irã e na China, além de ter ocupado o consulado do Brasil em Portland, no Estado do Oregon (EUA). Aluízio Napoleão era ainda membro da Academia Piauiense de Letras. Como escritor, tornou-se conhecido pelas suas biografias de Santos Dumont e do Barão do Rio Branco.
Heráclito disse que o diplomata "era conhecido pela polidez e profundo conhecimento intelectual, mas também pela dedicação ao país, o amor ao Piauí e o apego à cultura, revelando-se um extraordinário escritor e se notabilizando como um dos mais importantes biógrafos de Santos Dumont e do Barão do Rio Branco".
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: