Paim manifesta preocupação com aumento do desemprego entre os jovens

Da Redação | 14/09/2006, 17h36

O senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou, em discurso nesta quinta-feira (14), sua preocupação com o desemprego entre a juventude, conforme pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), segundo a qual os jovens representam 45,5% dos 3,2 milhões de desempregados das principais regiões metropolitanas do país.

Paim afirmou que a falta de uma perspectiva profissional para os jovens é um fator preponderante de desagregação social e de aumento da criminalidade. O senador ressaltou ser fundamental fomentar a economia e gerar empregos, além de investir na educação profissional, preparando os jovens para o mercado de trabalho. Ele defendeu a aprovação da PEC 24/05, de sua autoria, que cria o Fundo Nacional de Ensino Profissionalizante (Fundep), como forma de garantir recursos para avanços permanentes no ensino técnico profissionalizante.

O senador lembrou que, nos últimos dez anos, o governo federal aplicou no ensino técnico profissionalizante cerca de R$ 100 milhões por ano, frisando que, com a aprovação do Fundep, o investimento anual nesta área passaria para R$ 3,5 bilhões por ano.
Esses cálculos foram apresentados pelo próprio relator da matéria,

O senador Marco Maciel (PFL-PE), na presidência da sessão, manifestou o seu apoio à criação do Fundep, afirmando que a medida será mais um instrumento para a formação do cidadão e sua habilitação para o trabalho. Ele acrescentou que o desemprego leva à desesperança e a desvios de conduta. A proposta, afirmou, contribui para o desenvolvimento da educação e para a melhoria da condição social do povo.

Idosos

Paulo Paim também registrou a realização em Brasília, nesta semana, do 4º Encontro Nacional de Conselhos de Idosos. O senador chamou a atenção para o envelhecimento da população para afirmar que ao Brasil precisa, em caráter de urgência, implementar políticas públicas visando o atendimento das necessidades dos idosos. Ele fez um apelo ao Congresso para que para que lute, na aprovação do orçamento da União, por verbas para o atendimento dessa parcela da população.

20 de setembro

Paim lembrou ainda a comemoração, no dia 20 de setembro, do aniversário da Revolução Farroupilha, movimento surgido no Rio Grande do Sul, há 171 anos, contra a política tributária do governo central. A Guerra dos Farrapos, como ficou conhecida a revolta dos gaúchos contra o Império, durou dez anos, passando, a então Província do Rio Grande do Sul, por um período de independência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: