Arthur Virgílio comemora aprovação de relatório da CPI dos Sanguessugas

Da Redação | 10/08/2006, 15h21

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) comemorou a aprovação do relatório do senador Amir Lando (PMDB-RO) pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas, nesta quinta-feira (10), que denunciou 72 parlamentares por envolvimento em irregularidades na compra de ambulâncias a preços superfaturados com verbas de emendas orçamentárias. Embora acredite não haver tempo hábil para eventuais cassações de mandato antes das eleições de outubro, já que é preciso garantir aos acusados direito de ampla defesa perante os Conselhos de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara e do Senado, Arthur Virgílio cobrou dos eleitores a responsabilidade de não votar nos "sanguessugas".

- Isso seria uma demonstração de maioridade da população. Se o povo referendar os "sanguessugas", vamos ter um final de ano e um início de legislatura tumultuados - previu.

Apesar de considerar o dia de hoje "brilhante", o tucano observou que a CPI dos Sanguessugas precisa cumprir outras etapas até dezembro, quando se encerram seus trabalhos. Assim, defendeu a apuração de um eventual envolvimento dos ex-ministros da Saúde Humberto Costa (PT) e Saraiva Felipe (PMDB) e disse não se preocupar com insinuações sobre supostas irregularidades no governo passado. Na sua avaliação, "o importante é não permitir manobras diversionistas e focar em algo inédito (o superfaturamento na compra de ambulâncias) que foi concertado a partir do núcleo do governo".

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) questionou como seria possível uma quadrilha funcionar com um "braço só" - no caso, o Congresso. Arthur Virgílio lamentou que as acusações tenham alcançado o ex-deputado tucano Paulo Feijó, que decidiu pedir desligamento do PSDB e desistir de concorrer às eleições antes de ser expulso do partido.

Registros

Antes de encerrar seu pronunciamento, o senador pelo Amazonas registrou a realização, no próximo dia 29, da 10ª Conferência Latino-Americana de Zona Franca, em Manaus, e citou matérias publicadas nos jornais O Estado do Amazonas e Correio Amazonense, a primeira sobre a falta de água em Manaus e a segunda sobre sugestão do juiz da Infância e da Juventude Rafael de Araújo Romano de implantação de regime integral no ensino fundamental no estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: