Jonas Pinheiro volta a reivindicar medidas federais para agropecuária

Da Redação | 13/07/2006, 15h13

O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) voltou a reivindicar em Plenário, nesta quinta-feira (13), medidas do governo federal para combater a crise no setor agropecuário nacional. Na ocasião, o pefelista listou dez providências que deveriam ser adotadas pelo atual governo para minimizar o problema, como o pagamento dos prêmios de seguro rural e a criação do fundo de aval - iniciativas que poderiam, em sua opinião, facilitar e baratear as linhas de financiamento do setor.

Outras sugestões apresentadas por Jonas Pinheiro passam pela liberação da importação de defensivos agrícolas genéricos no âmbito do Mercosul, medida que levaria a uma economia anual de US$ 1 bilhão; alocação de R$ 2,8 bilhões no Orçamento da União para 2007 em favor de Operações Oficiais de Crédito; sanção ao projeto de lei de conversão à MP 285/06 que prorroga por dois anos o prazo para pagamento das parcelas da dívida rural vencidas em 2005 e 2006; e desoneração tributária do óleo diesel para o setor rural.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) comentou alguns prejuízos amargados pela agropecuária do Paraná, decorrentes da estiagem e da alegada falta de apoio federal aos produtores. Segundo informou, a produção industrial paranaense, calcada no beneficiamento de produtos primários, registra queda acumulada de 4% de janeiro a julho de 2006.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: