Congresso recebe presidente da França

Da Redação | 25/05/2006, 20h36

O presidente da França, Jacques Chirac, foi homenageado nesta quinta-feira (25) em sessão solene do Congresso Nacional. Em discurso, Chirac pediu a união entre Brasil e França na busca de "um mundo multipolar harmonioso" e contra a "globalização desenfreada". O presidente do Senado, Renan Calheiros, também destacou o empenho francês em favor de "visão mais solidária da globalização, capaz de conciliar desenvolvimento e justiça social". E o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, creditou à França o pioneirismo na fundação da "mais profunda e duradoura tradição democrática da história humana".

O presidente francês distribuiu sorrisos e conversou com todos que o cumprimentaram. De estatura elevada, foi auxiliado, em seu pronunciamento, por um suporte fixado sobre a tribuna do Plenário do Senado, no qual apoiou o texto que leu na solenidade. Na saída do Plenário, demorou-se um pouco mais na conversa com o carnavalesco Joãosinho Trinta, que, convalescente de um acidente vascular cerebral, assistiu à cerimônia em uma cadeira de rodas. Na saída, Chirac assinou o livro de visitas do Senado.

Além de Renan e Aldo, o presidente francês foi recebido pelo presidente brasileiro do Grupo Parlamentar Brasil-França, deputado Paulo Delgado (PT-MG), e os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Ney Suassuna (PMDB-PB). Na comitiva de Chirac estavam seus ministros das Relações Exteriores, da Defesa e da Economia, além de aproximadamente 20 empresários e cerca de 60 jornalistas.

A sessão começou com pequeno atraso, às 17h11m, e foi aberta com a execução dos hinos nacionais da França e do Brasil, tocados pela Banda de Música do Exército. A mesa foi composta por Paulo Delgado (PT-MG) e pelo presidente francês do Grupo Parlamentar Brasil-França, deputado Jean-Claude Lenoir. Participaram também da sessão solene o ministro da Defesa, Waldir Pires, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Adylson Motta, além de embaixadores, deputados e senadores.

Chirac quer Brasil como parceiro da França para "globalização harmoniosa"

Renan destaca "parceria privilegiada" entre Brasil e França

Aldo Rebelo destaca tradição democrática e libertária da França

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: