Aldo Rebelo destaca tradição democrática e libertária da França

Da Redação | 25/05/2006, 19h23

Ao discursar durante a homenagem do Congresso Nacional ao presidente francês Jacques Chirac, nesta quinta-feira (25), o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, creditou à França o pioneirismo na fundação da "mais profunda e duradoura tradição democrática da história humana". Outras heranças seculares assinaladas por Aldo foram a atual estrutura de divisão de poderes republicanos e as idéias libertárias de seus pensadores, fonte de inspiração para a luta de povos de vários continentes pela democracia e liberdade.

- A França é um exemplo de independência e equilíbrio em meio a um cenário internacional de dificuldades. Em um mundo multipolar, procura privilegiar a negociação e cooperação entre as nações, em vez do conflito e do confronto - afirmou.

No caso do Brasil, Aldo Rebelo destacou a influência do legado político, científico e cultural francês na formação histórica do nosso povo, principalmente entre os séculos 18 e 19. Assim, avaliou a visita de Chirac como a reafirmação da cooperação e dos laços históricos e civilizatórios que unem os dois países.

- Que o Brasil e a França possam oferecer a contribuição para a paz e para o progresso entre nossos povos como referência para o mundo e que a Marselhesa (hino nacional francês) continue a emocionar e a traduzir os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade - declarou.

Chirac quer Brasil como parceiro da França para "globalização harmoniosa"

Renan destaca "parceria privilegiada" entre Brasil e França

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: