Senado lança livros na 1ª Bienal da Paraíba

Da Redação | 12/05/2006, 18h40

O Senado Federal participa, no período de 20 a 28 de maio, da 1ª Bienal Nacional do Livro da Paraíba, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O principal evento da instituição na feira ocorrerá no dia 25, uma quinta-feira, às 19 horas, quando o 1º secretário, senador Efraim Morais (PFL-PB) lançará o quinto volume da coleção Grandes Vultos que Honraram o Senado. Dessa vez o homenageado é o paraibano Humberto Lucena.

Na mesma data, o Senado também lançará A história da conquista da Paraíba, de autor anônimo, e o livro Direito constitucional brasileiro - Constituição de 1946, obra dividida em três tomos, do cientista político Otaciano Nogueira. O leitor paraibano também será o primeiro a conhecer a Coleção Cidadão Leitor, que reunirá, em publicações de bolso e tablóide, parte da legislação brasileira.

Os primeiros títulos desta coleção que o Senado preparou para a Bienal da Paraíba são o Estatuto do Idoso, edição de bolso, com apresentação do senador Efraim Morais; e o Código de Defesa do Consumidor, em formatos tablóide e bolso, apresentado pelo diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP), Júlio Werner Pedrosa.

Nos dias 22, 24, 26 e 27 de maio, sempre às 15 horas, ocorrerão as apresentações do espetáculo de mamulengo O casamento de Chiquinha Muito Prazer, filha do coronel João Redondo, com Tião Sem Sorte. O autor da peça, o funcionário da SEEP Josias Wanzeller da Silva, também está agendando levar seu teatro de bonecos para a ala infantil de dois hospitais de João Pessoa.

Durante todo o evento, o Senado exporá em seu estande documentos importantes para a história do Brasil, como a Lei Áurea, o diploma expedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o termo de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além das cartas-renúncia de Jânio Quadros e Fernando Collor de Melo.

Sobre a história da Paraíba serão expostos a representação da Câmara Municipal da capital da província da Paraíba a favor da reforma eleitoral, ofício do Ministério dos Negócios do Império comunicando ao Senado que o Barão de Maranguape tomou posse no cargo de senador pela província da Paraíba e parecer da Comissão Pública do Senado referente à resolução do Conselho Geral da Província da Paraíba do Norte que cria sete escolas de primeiras letras para meninas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: