Garibaldi recorda trajetória de Aluízio Alves
Da Redação | 11/05/2006, 17h32
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) homenageou nesta quinta-feira (11), em Plenário, o ex-governador do Rio Grande do Norte Aluízio Alves, falecido no último sábado (6). Nascido a 11 de agosto de 1921, no município de Angicos (no sertão potiguar), Aluízio faleceu aos 84 anos e foi sepultado no domingo (7).
- Perdi minha maior referência de homem público. Sobrevivem, entretanto, o exemplo de vida, de devoção, e um verdadeiro sacerdócio em favor de sua terra e seu povo - elogiou Garibaldi.
Garibaldi, que é sobrinho de Aluízio Alves, lembrou que a trajetória de vida de seu tio incluiu atividades como repórter, escritor, deputado constituinte, deputado federal e ministro de Estado. Da tribuna, o senador afirmou que Aluízio foi um gestor público "incansável em busca de uma melhor convivência do homem com a seca" e ocupou a direção da Biblioteca Norte-Rio-Grandense de História e da Sociedade Brasileira de Folclore.
Em 1945, registrou Garibaldi, Aluízio Alves foi eleito deputado constituinte e, em 1950, 1954, 1958 e 1966 foi eleito deputado federal. Futuro ministro do governo José Sarney, Aluízio Alves, então deputado federal, foi cassado pelo Ato Institucional nº 5 em 1969, durante a ditadura militar. Apartearam o pronunciamento do colega os senadores Heráclito Fortes (PFL-PI), Mão Santa (PMDB-PI) e Cristovam Buarque (PDT-DF).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: