Lúcia Vânia critica incapacidade dos programas do governo para tirar jovens do tráfico

Da Redação | 21/03/2006, 17h35

Ao comentar o documentário Falcão: Meninos do Tráfico , exibido no último domingo (19) no programa Fantástico, da TV Globo, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) tachou o governo federal de incompetente. Ela afirmou em Plenário, nesta terça-feira (21), que as iniciativas do governo Lula na área social não conseguem tirar os jovens do mundo do trafico e da criminalidade.

- Programascomo o Primeiro Emprego, o Escola de Fábrica, os Consórcios da Juventude, o Segundo Tempo, todos com nomes muito bonitos, são verdadeiros insucessos, que não conseguiram atingir nem uma décima parte das metas anunciadas - criticou.

Lúcia Vânia destacou que o Programa Primeiro Emprego, por exemplo, conseguiu empregar apenas 6,2 mil jovens, entre 2003 e 2005, mesmo tendo uma meta de atender 150 mil jovens em um ano de funcionamento.

- Sem poder acabar com a subvenção criada por lei para o Primeiro Emprego, o governo partiu para outro programa na mesma linha, chamado Consórcios da Juventude, cujos resultados são igualmente ínfimos, apesar de ter recebido uma verba de R$ 60 milhões - acrescentou.

Em aparte, Antero Paes de Barros (PSDB-MT) alertou para a necessidade de o governo e a sociedade em geral desenvolverem políticas públicas mais eficientes.

- Ouvir aquelas crianças anunciando aquelas verdades é como um tapa na cara da elite brasileira. Precisamos ser melhores do que somos e fazer mais do que fazemos - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: