Suspensão de depoimento do caseiro constrange Senado, diz Lúcia Vânia

Da Redação | 17/03/2006, 16h18

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) avaliou que o Senado passou por uma situação "no mínimo constrangedora" ao receber, nesta quinta-feira (16), a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o depoimento do caseiro Francenildo Santos Costa à CPI dos Bingos. Ao mesmo tempo em que considerou "irretocável" a decisão do presidente da comissão, senador Efraim Morais (PFL-PB), de acolher a decisão judicial, disse que o episódio demonstrou a "fragilidade e incapacidade" do atual governo de se confrontar com fatos que possam prejudicá-lo.

- O Senado precisa manter sua independência e cumprir seu dever de legislar e apurar fatos que comprometem a Nação - sustentou, elogiando a iniciativa de Efraim de buscar meios jurídicos de prosseguir com a investigação das denúncias contra o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e seus ex-assessores na prefeitura de Ribeirão Preto.

As críticas da tucana também se voltaram para a política habitacional do governo Luiz Inácio Lula da Silva. O alvo foi o "pacote de bondades" lançado em fevereiro passado e estruturado nas seguintes ações: crédito imobiliário para a classe média, ampliação de recursos para a habitação social e desoneração de materiais de construção.

Segundo adiantou, essas iniciativas vêm sendo atacadas por especialistas do setor, que apontaram a exclusão da população com renda de até três salários mínimos desses benefícios e observaram que a desoneração dos materiais de construção só vai reduzir em 1,2% o valor final dos imóveis. Embora não tenham participado da elaboração dessas medidas, Lúcia Vânia avisa que estados e municípios terão de arcar parcialmente com os benefícios habitacionais oferecidos pela União.

Homenagem

Lúcia Vânia também comentou elogios da jornalista Tereza Cruvinel, na coluna Panorama Político no jornal O Globo, ao diretor-executivo da Rede Sarah de Hospitais, o médico Aloyzio Campos da Paz Júnior, por ter sua trajetória profissional incluída em livro sobre a estória da cirurgia ortopédica no mundo. A parlamentar destacou, em seguida, a escolha da ministra Ellen Gracie para a presidência do STF no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: