Flexa Ribeiro contesta informações de Lula sobre repasses federais ao Pará

Da Redação | 09/03/2006, 00h00

Em pronunciamento nesta quinta-feira (9), o senador contestou declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feita durante visita ao município paraense de Marabá há duas semanas, de que o governo federal aplicou R$ 5,547 bilhões no estado.

- Não há recursos federais no estado do Pará. Essa é a realidade. Ou o presidente Lula está sendo enganado por sua assessoria, ou falta com a verdade para tentar enganar o povo do Pará no que se refere aos repasses da União ao nosso estado - disse o senador.

Para Flexa Ribeiro, o governo Lula vem prejudicando o povo do Pará "de forma grotesca". O senador cobrou a realização de obras que, segundo ele, foram promessas de campanha em 2002: o asfaltamento das rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá e a conclusão das eclusas do rio Tocantins no município de Tucuruí (PA).

O senador também pediu solução para o impasse, que vem impedindo a votação do Orçamento de 2006, quanto ao valor das compensações da União para os estados exportadores, por perdas de arrecadação pela desoneração das exportações gerada pela Lei Kandir. O Pará, grande exportador de minério de ferro, é um dos principais interessados na compensação. Flexa Ribeiro recebeu, por meio de aparte, o apoio da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: