Senadores votam 19 requerimentos na última reunião de 2005

Da Redação | 14/12/2005, 00h00

Os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos realizaram nesta quarta-feira (14) a 46ª reunião do colegiado, a última deste ano. Foram votados e aprovados 19 requerimentos solicitando quebra de sigilos e novas convocações para depoimentos.

De autoria do relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), foram aprovados 11 requerimentos, entre eles os que solicitam a complementação da quebra dos sigilos telefônicos de Waldomiro Diniz, Carlos Augusto Ramos (Carlinhos Cachoeira), Ademirson Ariovaldo da Silva, Juscelino Dourado, Ralf Barquete e Vladimir Poleto. Com isso, serão quebrados os sigilos de novas linhas telefônicas utilizadas por esses investigados. Tiveram seus sigilos quebrados José Paulo Teixeira Cruz Figueiredo e Arthur José Valente de Oliveira Caio, donos de casas de bingos.

A CPI aprovou a convocação de Éder Eustáquio Soares Macedo, o motorista do Omega que teria transportado, em julho de 2002, as três caixas de uísque supostamente contendo US$ 3 milhões, do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, para São Paulo. O dinheiro, que teria vindo do governo de Cuba, seria usado em campanhas eleitorais do PT. Também foram convocadas Solange Pereira de Oliveira, ex-secretária de Delúbio Soares no PT, e Isabel Bordini, superintendente do Departamento de Águas e Esgoto de Ribeirão Preto (SP).

Outro requerimento aprovado solicita ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) um relatório de todas as operações registradas em nome de Paulo Okamotto, presidente nacional do Sebrae e amigo pessoal do presidente da República.

Ao final da reunião, o presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), voltou a garantir que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, vai prestar depoimento "na primeira semana após o recesso parlamentar". Disse ainda que, assim que os trabalhos forem reiniciados em 2006, o relator da comissão divulgará o primeiro relatório parcial da CPI. Como prioridades para o próximo ano Efraim citou os depoimentos do ex-deputado federal José Dirceu, do ex-secretário geral do PT, Sílvio Pereira, e de Roberto Carlos Kurzweil, que foi citado em reportagem da revista Veja como participante do suposto transporte de dólares doados pelo governo cubano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)