Pavan defende liberação de visto para entrada de turista americano no Brasil

Da Redação | 07/12/2005, 00h00

O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) apoiou proposta do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, que defendeu a desburocratização do processo de concessão de vistos para a entrada de turistas no Brasil, sobretudo de norte-americanos. O ministro participou, nessa terça-feira (6), de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo

Segundo o senador por Santa Catarina, desde que o Brasil passou a exigir vistos para entrada de norte-americanos no Brasil - alegando o princípio da reciprocidade - o número de turistas dos Estados Unidos que visitam o país parou de crescer. A medida, disse Pavan, está impedindo que milhares de dólares sejam gastos em alimentação, compra de têxteis, hotelarias e artesanato, entre outros.

- Não dá para exigir dos americanos o mesmo que eles exigem de nós. Eles realmente precisam exigir essa documentação para evitar a entrada maciça de pessoas vindas de diversos países do mundo. No Brasil é justamente o contrário: precisamos que cada vez mais turistas visitem nosso país e deixem divisas - disse Pavan.

Em aparte, o senador Augusto Botelho (PDT-RR) disse que é favorável à liberação do visto para a entrada de norte-americanos contanto que ela não implique em uma agressão à soberania brasileira e sirva para aumentar o número de empregos no país. Já o senador Mão Santa (PMDB-PI) elogiou Pavan pelo trabalho que desenvolveu à frente da prefeitura de Camboriú (SC), sobretudo no que diz respeito ao incremento do turismo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: