CE aprova dia de conscientização sobre esclerose múltipla e catapora

Da Redação | 06/12/2005, 00h00

O mês de agosto poderá ter duas novas datas oficiais de conscientização sobre doenças graves. O Dia Nacional de Prevenção da Catapora,em5 de agosto, servirá para alertar a população sobre a importância da vacinação contra a doença. Já o E o dia Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, 30 de agosto, poderá ser adotado para facilitar a divulgação de campanhas públicas sobre a moléstia.

As propostas das duas datas foram aprovadas nesta terça-feira (6), pela Comissão de Educação (CE). O Projeto de Lei 352/05, que cria o Dia Nacional de Prevenção da Catapora, é do senador José Jorge (PFL-PE) e foi aprovado em decisão terminativa. A doença é infecciosa e altamente contagiosa e pode acarretar complicações ou levar à morte, principalmente quando afeta recém-nascidos, mulheres grávidas e fumantes. O autor do projeto alerta que, apesar da gravidade da doença, a vacina que existe desde 1975 ainda não foi incluída no Calendário Oficial de Vacinação devido ao seu alto custo.

- Consideramos essencial utilizar os recursos possíveis para tornar a vacinação contra a catapora ou varicela uma medida que alcance todas as crianças e todos os indivíduos suscetíveis em nosso país - afirmou José Jorge.

A matéria foi aprovada com uma emenda do relator, senador Mão Santa (PMDB-PI), para retirar a palavra varicela da ementa do projeto original, que instituía o Dia Nacional de Prevenção da Catapora ou Varicela.

Esclerose

O Projeto de Lei 96/05, que institui o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, é de autoria do deputado Celso Russomano (PP-SP). Ele explica em sua justificativa que a esclerose múltipla é uma doença neurológica, de causa desconhecida e ainda sem cura, caracterizada por grave lesão do sistema nervoso central, que interfere na transmissão dos impulsos nervosos, dificultando o controle de diversas funções orgânicas, tais como a visão, a locomoção e, em particular, as funções fisiológicas.

Para o relator da matéria, senador Augusto Botellho (PDT-RR), o projeto é bastante oportuno.

A CE também aprovou nesta terça projeto de lei (PLC 92/05) do deputado Max Rosenmann (PMDB-PR) que denomina "Rodovia Governador José Richa o trecho da BR-476 que fica entre as cidades de Adrianópolis e Curitiba, no Paraná. José Richa foi deputado federal, senador e governador daquele estado. Segundo o relator da matéria, senador Romeu Tuma (PFL-SP), a biografia de Richa justifica a homenagem pretendida.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: