Teotônio comemora centenário de Heloísa Sampaio

Da Redação | 30/11/2005, 00h00

Ao registrar que nesta quinta-feira (1º) será comemorado o centenário de Heloísa Costa Sampaio - viúva do ex-governador Juca Sampaio e mãe do ex-governador Geraldo Sampaio - o senador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) comunicou que participará, ao lado do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e de integrantes do Executivo e Legislativo alagoano, de uma grande festa que está sendo organizada em Palmeira dos Índios.

- Heloísa, ou Helóisa, como a conhece a prosódia acaboclada dos sertanejos de Palmeira, podia ser princesa cercada de mimos e comodidades, mas escolheu ser guerreira de todos os desafios. Podia ser rainha de sua mansão e matriarca de nove filhos, 26 netos, 49 bisnetos e seis trinetos, mas abdicou do título para se fazer rainha de sua própria liberdade - afirmou Teotônio Vilela Filho.

Segundo o senador por Alagoas, ninguém devia esperar de Heloísa Sampaionada além da franqueza. Ele contou que em determinada ocasião o então governador de Alagoas Arnon de Melo foi à casa dos Sampaio. O patriarca Juca andava sofrendo perseguições da polícia do governo. Quando Arnon foi cumprimentar Heloísa, estendendo-lhe a mão, ouviu a seguinte resposta, segundo versão apresentada pelo senador: "não estendo a mão a quem persegue meu marido. O senhor não é bem-vindo nessa casa".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: