José Jorge diz que Lula não cumpriu promessas de combater corrupção

Da Redação | 24/11/2005, 00h00

"Torna-se cada vez mais difícil para o governo tentar esconder o que a sociedade percebe cada vez com mais clareza: existe corrupção no governo do PT e a verdade brota a cada audiência das CPIs". A constatação foi feita pelo senador José Jorge (PFL-PE) durante pronunciamento em Plenário no qual criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por não ter cumprido as promessas públicas de campanha constantes no documento "Combate à corrupção: compromisso com a ética".

Citando matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo, na segunda-feira (21), José Jorge observou que não foram implantadas quase todas as propostas contidas no documento divulgado durante a última campanha presidencial. Dos dez principais pontos listados, apenas três teriam sido cumpridos. Um dos exemplos seria a não criação de uma agência e de um Plano Nacional de Anticorrupção, previsto para os seis primeiros meses de governo.

As promessas de reestruturar e ampliar a fiscalização do Banco Central; de permitir o acesso ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi); e de aprovar regras para definir a quarentena de servidores que passem a servir na iniciativa privada, segundo o senador pernambucano, ficaram só no papel. Sobre a criação de ouvidorias, acrescentou, foram implantadas 19 das 29 necessárias e, mesmo assim, sem a necessária independência administrativa.

- Ontem (23) o presidente Lula recebeu mais um aviso da sociedade sobre o que ela acha das promessas não cumpridas. Foi publicada mais uma pesquisa de opinião que confirma o que percebemos em nossas andanças pelos estados, que é a queda de popularidade do presidente da República e de seu governo - afirmou José Jorge.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: